Mais chances de ganhar prêmios!!!!!

A primeira etapa do Prêmio O Descobridor foi um sucesso!!!! Três alunos e três professores estão muito felizes pela oportunidade de conhecer outro país.

Mas seus alunos também terão outra oportunidade de usar seus talentos e ganhar mais prêmios, através da 2ª e 3ª Etapas do Concurso.
Essas duas ETAPAS acontecerão simultaneamente. Qualquer aluno do 9º Ano poderá participar, inclusive os que participaram da 1ª Etapa.
A 2ª Etapa é ARTES PLÁSTICAS, cujo tema é “Caminha: O Descobridor e as visões contemporâneas do paraíso”.
Já a 3ª Etapa, ARTESANATO, contempla o tema: “O descobridor e “coisas” da terra.”
As inscrições serão feitas ao mesmo tempo e os alunos poderão se inscrever nas duas etapas.
Para melhor esclarecimento é de suma importância que o regulamento seja lido com atenção, principalmente para não perderem os prazos.

As inscrições estarão abertas do dia 23/08/2012 até o dia 06/09/2012. Deverão ser entregues à Secretaria de Educação até o dia 10/09/2012.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Sobre o Concurso

Por Hilda Rodrigues

Estudantes vencedores irão conhecer Portugal juntamente com professores da rede municipal

PORTO SEGURO – Três alunos da rede municipal de ensino, vencedores do concurso “O Descobridor, acompanhados dos respectivos professores, serão premiados pela Prefeitura de Porto Seguro com uma viagem de intercâmbio a Portugal. O resultado do concurso foi divulgado dia 24 de agosto, no Memorial da Epopéia do Descobrimento, parceiro da Prefeitura no projeto. Os alunos contemplados foram os seguintes: Rodrigo Pereira de Jesus, da escola Alcides Faustino; On Já Fraga Moreira, do Colégio Municipal do Arraial d’Ajuda e Iarley de Jesus OIiveira, da escola Chico Mendes.

Lançado no dia 22 de abril, o concurso “O Descobridor” surgiu a partir de uma ideia do diretor do Memorial, Wilson Cruz, que acabou indo ao encontro da proposta do prefeito Gilberto Abade, que no ano passado, decidiu premiar os alunos da rede municipal, finalistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, juntamente com seus professores, com uma viagem de intercâmbio a Portugal. O programa foi um sucesso e a comitiva voltou entusiasmada com a iniciativa pioneira do prefeito, propocionando aos alunos e professores um verdadeiro banho de cultura na Europa.

“No ano passado, o prefeito Abade e a secretária de Educação, Dilza Reis, me convidaram para acompanhar a comitiva que foi a Portugal. Após a viagem, eles sugeriram que a próxima avaliação fosse feita aqui mesmo em Porto Seguro, através do concurso”, conta Wilson Cruz.

Quase 300 estudantes da rede pública participaram do concurso, apresentando uma redação com o tema “O Descobridor: as aventuras do além-mar”. Segundo o diretor do Memorial, cada escola escolheu os melhores textos dos seus alunos, nos gêneros redação, poesia e cordel. Depois disso, uma comissão – composta por professores da rede municipal e a direção do Memorial – elegeu os vencedores. No dia 06 de setembro, os contemplados receberão a premiação, na Câmara Municipal de Porto Seguro, com a presença do prefeito Abade, da secretária Dilza, além dos diretores do Memorial, vereadores, alunos e toda a comissão envolvida com o concurso.

Mais cultura

Durante a divulgação do resultado, a diretora do Memorial do Descobrimento, Lúcia Maria da Cruz deu as boas vindas e os parabéns aos vencedores. “Que vocês aproveitem muito Portugal e, juntamente com os professores, tragam muita cultura para suas escolas, que já são um diferencial”, disse Lúcia. Ela explicou os objetivos do Memorial, que trabalha com monitores que também são estudantes de escolas da rede municipal de ensino. Os monitores acompanharam os alunos vencedores e seus professores, a um mergulho na história do Brasil, com uma visita completa ao memorial.

Para a elaboração das redações, os alunos de cada escola foram acompanhados por dois professores. Durante a solenidade na Câmara, serão sorteados um professor de cada escola, que acompanharão a comitiva na viagem a Portugal. Os professores envolvidos no projeto são: Silvino de Oliveira Filho (Português) e Ronaldo Batista da Silva (História), da Escola Alcides Faustino; Renato Alcântara (Português) e Adriana Valiense (História), Escola Municipal do Arraial d´Ajuda e Gilmara Santos Silva (Português) e Wilton (História), da escola Chico Mendes.

A comissão da Secretaria de Educação é formada pela coordenadora do Ensino Fundamental, Kátia Caroline e pelos servidores Gilmar Barreto, Kaliany Ferreira, Uiá Dias e Nadja Benfica.

No final da visita ao Memorial, os alunos vencedores foram contemplados com medalhas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação.

NO RADAR 64: http://www.radar64.com/ler.php?doc=13830

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

No Memorial

Que festa!!!!! Foi divulgado o resultado e antes de ir à Portugal, uma visitinha ao Memorial da Epopeia do Descobrimento. Todos – Secretaria de Educação, Memorial e Escolas – comemorando o resultado com uma belíssima apresentação do monitores do Memorial e um lanchinho no final pra confraternizar. Tarde muito prazerosa!!!!!!!

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Resultado da 1ª ETAPA!!!!!!!!

A Equipe do Prêmio O Descobridor parabeniza a todas as escolas que participaram do Concurso, pelo esforço e dedicação.
As redações foram avaliadas pela comissão de acordo com os critérios descritos no regulamento. Seriam selecionados uma dissertação, um poema e um cordel. Nenhum poema atingiu nota suficiente para ser classificado, portanto foram escolhidas duas dissertações e um cordel.

Eis os alunos contemplados:

RODRIGO PEREIRA DE JESUS (Inscrição: 2932595101/12) – Dissertação
Escola Municipal Alcides Faustino Santos

IARLEY DE JESUS OLIVEIRA (Inscrição: 2932604428/12) – Dissertação
Escola Municipal Chico Mendes

ON JA FRAGA MOREIRA (Inscrição: 2944457803/12) – Cordel
Escola Muncipal Arraial D’Ajuda

Esses alunos irão a Portugal junto com seus professores, de Português ou História, que serão escolhidos através de sorteio.

Quem não foi contemplado com a viagem, pode ter a chance de ganhar um Tablet, Câmera Digital ou Celular, através de outras duas etapas do Prêmio: Artes Plásticas e Artesanato. As inscrições estarão abertas (para os alunos do 9º Ano das Escolas Municipais) a partir de amanhã, 23/08 e encerrarão dia 06/09. O professor do aluno selecionado em 1º lugar ganhará um Tablet.
NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESSA!!!!!!!!!!!! 

Publicado em Concurso | 1 comentário

O Prêmio O DESCOBRIDOR tem a cara de Porto Seguro.

Nasceu aqui de um casamento entre o Memorial da Epopeia do Descobrimento e a Secretaria de Educação de Porto Seguro.

Serão três concursos com três temas.

Este primeiro é de REDAÇÃO sobre “O descobrimento e as aventuras no além-mar”, em três modalidades:

REDAÇÃO, POEMA E CORDEL.

A seguir serão mais dois concursos, um de ARTESANATO e outro de ARTES PLÁSTICAS.

As datas de cada um serão anunciadas em breve. Portanto vá se preparando para mostrar as suas habilidades, pois toda Porto Seguro está curiosa para lhe conhecer.

Prof. Wilson Cruz

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Biblioteca Virtual para Pesquisa

Atenção Alunos,

O Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia disponibiliza no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br uma gama de bibliotecas virtuais disponíveis para pesquisas.

Sugerimos que entrem e conheçam. Aproveitem e pesquisem sobre o Descobrimento do Brasil!

Lembrem-se da dica do Prof. Wilson Cruz: “Conhecimento não ocupa espaço!”

Clique na imagem abaixo para acessar o site.

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Comemorações do Descobrimento


Comemorações do Descobrimento

Acompanhe as festividades no Memorial do Descobrimento!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Cartaz

PRÊMIO “O DESCOBRIDOR” – Incentivando o talento dos jovens das Escolas Municipais. Nessa primeira etapa os alunos desenvolverão uma pesquisa e usarão a criatividade para expor o que foi aprendido através de um poema, um cordel ou uma dissertação!!

EMBARQUE VOCÊ TAMBÉM NESSA AVENTURA!!!!!!!

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Prêmio O Descobridor


O Descobridor

EMBARQUE VOCÊ TAMBÉM NESSA AVENTURA!!!!! =D

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Dicas para produzir um bom texto – O VOCABULÁRIO

Algumas pessoas dominam o conteúdo teórico, têm conhecimento do tema, do conteúdo a ser discutido, porém desconhecem a forma de estruturá-lo, de dar sentido às suas ideias com sequencia lógica, com coesão. Veremos aqui algumas dicas que poderão ser úteis na produção do seu texto, não só de dissertação mas também de POEMA E CORDEL.  A dica de hoje é: VOCABULÁRIO

O VOCABULÁRIO por Noely Landarin

“Escreva com simplicidade. Não empregue palavras complicadas ou supostamente bonitas. Escrever bem não é escrever difícil. Deverão ser afastados erros gramaticais, ortográficos, termos chulos, gíria, que não condizem com a boa linguagem.

Observe as inadequações neste exemplo.

Os grevistas refutaram o aumento proposto pelo governo. Enquanto o líder da situação fazia na Câmara os prolegômenos dos novos índices, os trabalhadores faziam do lado de fora o maior auê, achando que o governo não estava com nada.

É preciso ter muito cuidado com as palavras. Nem sempre elas se substituem com precisão. Empregar refutar por rejeitarprolegômenos  por exposição não torna o texto melhor. Não só palavras “bonitas” prejudicam um texto, mas também a gíria (auê) e expressões coloquiais (não estava com nada).

O texto poderia ser escrito da seguinte forma:

Os grevistas rejeitaram o aumento proposto pelo governo. Enquanto o líder da situação fazia na Câmara a exposição dos novos índices, os trabalhadores faziam do lado de fora uma grande manifestação.”

Referência: http://www.algosobre.com.br/redacao/o-vocabulario.html, acessado dia 17/05/2012, às 11:00 am. Imagem:http://www.maryjane.com.br/blog/archives/9956/dicas-para-se-dar-bem-na-redacao/, acessado dia 17/05/2012, às 12:16 am.

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário